NF-e 4.0

A partir de 02 de Agosto de 2018, o modelo 3.10 de Nota Fiscal Eletrônica será desativado e aqueles que ainda não tiverem se adaptado ao modelo 4.0 não poderão mais emitir as suas notas. O sistema Plus da Pro-Dados já se adequou às mudanças, portanto, saiba o que muda no sistema a partir de agora:

Para emissão de Notas Fiscais, atente-se à versão do layout, informado na aba de Informações Complementares com o nome “Relatório” e na janela de processamento da NF-e com o nome “Versão Aplicativo”.
Siga o exemplo das imagens abaixo:
Figura 1 – Aba Informações Complementares

Figura 2 – Aba Processa NF-e


Novo Protocolo de Segurança:

Outra mudança trazida com o novo layout da NF-e, é troca de protocolo utilizado para comunicação com o SEFAZ, órgão emissor de documentos eletrônicos.

Essa mudança afetará os clientes que emitem NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e), CONHECIMENTO DE TRANSPORTE (CT-e) e MANIFESTO ELETRÔNICO (MDF-e).

Anteriormente era aceita comunicação com o protocolo SSL, porém só será utilizado o protocolo TLS 1.2 a partir de agora. Veja como isso pode afetá-lo:

  • Computadores com Windows XP, Windows Vista e Windows 8 não possuem suporte à esse novo protocolo, portanto não será possível emitir Nf-e por esses sistemas operacionais.
  • Computadores com Windows 7 só terão suporte se estiverem na versão SP1 e 100% atualizados.

O recomendado é o uso do Windows 7 mais atualizado, Windows 8.1 ou Windows 10 para evitar transtornos a partir de julho. Portanto cheque o Windows Update e deixe o seu sistema operacional atualizado o quanto antes.

Outra recomendação importante é a habilitação do uso do protocolo TLS 1.2 nas configurações de Internet. Isso pode ser configurado na Central de Rede e Compartilhamento, em “Opções de Internet”, na aba “Avançadas”, marque as opções Usar TLS, como na imagem abaixo:

Figura 3 – Janela Opções de Internet

Para funcionamento da nova versão do Uninfe, que atende às exigências do SEFAZ com o TLS 1.2, é necessária a instalação do Microsoft .NET Framework 4.6.2 que pode ser baixado gratuitamente aqui. A instalação é simples e rápida.


Tendo em mente as mudanças apresentadas acima e aplicando-as o quanto antes, a transição para o novo protocolo não trará dor de cabeça. Assim que as configurações necessárias tiverem sido feitas, entre em contato conosco! Em caso de dúvidas, entre em contato com a Pro-Dados Sistemas!