Sped Contribuições

Sped Contribuições

Implementações efetuadas no Sistema Pro-Dados (Plus V7)

Foram implementadas opções para o cumprimento do Guia Prático versão 1.24 – Conta Contábil. Lembrando que os fatos gerados a partir de novembro de 2017 reportarão apenas avisos de advertência na validação do SPED Contribuições. A obrigatoriedade será a partir de janeiro de 2018, entretanto podem ser muitas as informações que deverão ser alimentadas no sistema.

Cadastrar Contas Contábeis

Para realizar o cadastro de contas contábeis dentro do sistema, basta acessar o menu 05.01.02.
Já na tela, clique em INCLUIR, digite o número da conta e sua descrição, caso queira facilitar o acesso à esse número de conta, informe um código reduzido, como mostrado na imagem a baixo.
É possível nesse mesmo menu, adicionar uma conta sintética, informar o nível da conta, como por exemplo, se houver algum tipo de ramificação de caixa, sequencialmente haveriam níveis 2, 3, de acordo com o cadastrado. Pode ser vinculado também o sub centro custo, a natureza da conta, contas referenciais e se existe algum custo para pis/cofins, além do CST Pis, COFINS e alíquotas.

Com o cadastro da conta contábil realizado, podemos vincular essa mesma conta também no produto. O menu para realizar essa vinculação é o mesmo menu de cadastros de produtos (03.01.01). Já acessando o menu, podemos visualizar o campo “Cta.Contábil”, onde pode pesquisar a conta a ser vinculada.

Assim como no cadastro de produtos, no cadastro de matéria prima (06.09.02) também é possível vincular uma conta contábil.

No menu de Cadastro de Itens de Uso e Consumo (03.11.01) também é possível vincular à conta contábil ao cadastramento.

Lembrando que o campo “Conta Contábil” pode ser pesquisado com a tecla F5, mostrando assim todas as contas contábeis e suas devidas descrições cadastradas, como mostrado anteriormente.